Conheça a Filosofia Wilson Audio

Na Wilson Audio, a qualidade acústica vem primeiro. Cada produto é concebido para aproximar você da performance original — sem concessões.

DOMÍNIO DO TEMPO
Tempo & Coerência como eixo de projeto

Filosofia Wilson Audio


  • Ajuste da inclinação e recuo dos módulos
  • Alinhamento temporal – sem atrasos entre drives
  • Coerência de transientes - step response (resposta ao degrau) e crossovers bem-casados
  • Geometria focada no ouvinte - uma só imagem estável


Quando uma caixa tem vários alto-falantes, cada um envia partes diferentes do som. Se essas ondas não chegam ao mesmo tempo aos seus ouvidos, a música perde foco. Ao ajustar a inclinação e a distância dos módulos, a Wilson faz com que tudo chegue sincronizado, como se viesse de um único ponto. Isso inclui a coerência de transientes: os ataques e paradas das notas acontecem no instante certo, sem borrões.

Wamm Master Chronosonic


O step response (resposta ao degrau) é, em termos simples, como a caixa reage quando o som começa ou para de repente. Com o step response e os crossovers bem acertados, os alto-falantes “passam a bola” sem emendas: vozes no lugar, instrumentos com contorno nítido e uma imagem estéreo firme, natural e sem fadiga.


MATERIAIS PROPRIETÁRIOS
Materiais & Construção para silêncio estrutural

Compósitos sob medida para cada elemento

  • X-Material - esqueleto silencioso ultra rígido e inerte
  • S-Material - afinador de médios, baffle do módulo superior
  • V-Material - amortecedor entre camadas e dissipa vibrações residuais do X e V
  • Acoustic Diode – pés desacoplamento com o V-Material


Caixas de som vibram. Se a estrutura vibra junto com os alto-falantes, parte da música vira “ruído de caixa”. A Wilson combina materiais diferentes para evitar isso: o X-Material cria uma “carcaça” extremamente rígida que não canta; o S-Material, usado no baffle do módulo de médios, refina vozes e instrumentos nessa faixa; e o V-Material, um composto viscoelástico, fica entre camadas/painéis, absorvendo e convertendo vibrações em calor antes que cheguem aos seus ouvidos.

Vídeo sobre X, S e V Materials Wilson Audio

Por fim, os Acoustic Diodes isolam a caixa do piso, reduzindo a energia que iria para o ambiente (e voltaria em forma de ressonância). Resultado prático: grave mais limpo, médios naturais, agudos definidos e uma imagem estéreo estável, mesmo em volumes altos — a música aparece com mais silêncio de fundo e detalhe.


A seguir deixamos uma explicação mais detalhada dos materiais:


X-Material
É o substrato estrutural principal dos gabinetes Wilson: um compósito resinoso de alta densidade/rigidez com autoamortecimento elevado. Ele forma a “carcaça” do falante, reduz ressonâncias de painel e ruídos mecânicos, aumentando a transparência. Em gerações recentes (p.ex., Sasha V e Alexia V), o X-Material é usado de forma extensiva nos módulos e reforços internos, com espessuras e travamentos otimizados para maior damping e estabilidade. 

Sabrina V

S-Material
Projetado especificamente para a interface do midrange (baffle), é um compósito que cria uma superfície de acoplamento estável e de baixa ressonância para o driver. O objetivo é preservar a pureza dos médios — onde a audição humana é mais sensível — minimizando vibrações parasitas nessa faixa crítica. Publicações técnicas descrevem o S-Material como a opção preferencial da Wilson para acoplamento do midrange, resultando numa apresentação aberta e precisa. 


Watt Puppy

V-Material
Compósito de alto amortecimento por “camada constrangida” (constrained-layer damping) usado como isolador entre módulos e nos pés Acoustic Diode. Posicionado em pontos estratégicos (por exemplo, entre o topo do gabinete de woofers e o módulo superior), o V-Material dissipa energia vibratória e reduz a transferência mecânica entre as seções, deixando o “palco” mais silencioso e estável. É descrito pela Wilson como material sobressalente em absorção de vibrações e controle de ressonâncias.

Sasha V


INSTALAÇÃO É PARTE DO PRODUTO
Método WASP - Wilson Audio Setup Procedure


Vídeo de treinamento método WASP

  • Ache a “Zona Neutra" — ponto da sala onde as caixas interagem menos com piso/parede
  • Ajuste o Triângulo entre escuta e caixas — avance/recue até surgir palco coeso e graves definidos
  • Nivele e trave a Base — acerte o nível e distribuição do peso nos spikes
  • Alinhe o Tempo pela altura/distância dos ouvidos — avance/recue os módulos nos trilhos graduados
  • Refine escutando — Ajuste fino buscando clareza na voz e imagem estável

O WASP parte de uma ideia simples: a sala é um “componente” do sistema. Antes de qualquer ajuste fino, buscamos a zona neutra — um ponto ligeiramente afastado das paredes onde a interação com o ambiente é menor. Isso reduz reforços/excitações indesejadas e cria uma base mais previsível para todo o resto. 

Com a zona definida, formamos o triângulo de escuta entre as caixas e o ouvinte. Movimentos de centímetros para frente/atrás mudam muito o resultado: avance para ganhar foco e centro mais sólido; recue para ampliar profundidade. O objetivo aqui é ouvir um palco coeso, com graves nítidos (sem “borrões” ou boomy) e boa separação entre os instrumentos.

Depois, entramos na mecânica: nivelar e travar a base. A caixa precisa ficar absolutamente estável; o peso deve estar corretamente distribuído sobre os spikes para minimizar vibrações e assegurar que cada módulo “fale” sem interferências do gabinete. Com a base definida, fazemos o alinhamento temporal: usando os trilhos graduados, avançamos ou recuamos os módulos conforme a altura e a distância dos ouvidos. Esse sincronismo faz com que o conteúdo de cada driver chegue junto, preservando ataques, foco e naturalidade.

Alignment Reference Chronosonic XVX

Por fim, vem o refino por escuta. Com faixas conhecidas (voz solo, piano, contrabaixo bem gravado), fazemos microajustes de posição e orientação até que a voz fique limpa, a imagem “trave” no lugar e o grave mantenha textura sem sobras. Registre medidas e marcas no piso: quando o ajuste “encaixa”, a sensação é de realismo e facilidade — a música simplesmente aparece, sem esforço.


PERSONALIZAÇÃO
Cores & Acabamentos inspirados em carros de luxo

Alexia V

Configurador online

  • Gabinete
  • Ferragens
  • Tela


A Wilson Audio concentra seus acabamentos no sistema WilsonGloss™, um processo de pintura multietapas (com “gel coat” de proteção e polimento de alto brilho) que se desdobra em famílias Standard/Upgrade, Premium & Custom — incluindo Premium Pearl (perolizados com profundidade) — e opções Custom Sample Match / “Colors of the World” / Heritage. Além do alto brilho, há diversas opções satin listadas nas páginas dos modelos (ex.: Sagebrush Satin, Ethereal White Satin, Red Rock Sunset Satin, NZ Black Sand Satin), refletindo a inspiração automotiva em cor, brilho e textura. Em catálogos e releases oficiais, a marca detalha as paletas e o processo WilsonGloss, reforçando a ideia de acabamento como parte da performance e da longevidade do produto.


No configurador online, cada produto em linha permite combinar Body (gabinete), Hardware (ferragens) e Grille (tela) em tempo real, visualizando imediatamente a escolha de cores/tons (incluindo séries satin e Premium Pearl). Modelos como Sasha V, Alexia V e The WATT/Puppy mostram essa estrutura “Body / Grille / Hardware” no próprio configurador, evidenciando a amplitude de variações antes do pedido — do visual clássico ao mais arrojado. Essa ferramenta reduz tentativa-e-erro, padroniza a decisão estética com o cliente e facilita a coerência do projeto de interiores.

Configuradores oficiais (modelos em linha com link direto):


Fonte: Marketing AG
Para mais informações entre em contato com nossa equipe ou um revendedor Audiogene.