De uma maneira geral podemos classificar as caixas acústicas em Point Source e Line Source.
A maioria dos alto-falantes instalados são de Point Source (Fonte Pontual) cujo som se expande para longe do ponto de emissão como uma esfera cada vez maior.
As Line Source (Fonte Linear) funcionam de maneira diferente, o que explicaremos a seguir.
Também vale a pena mencionar que a tecnologia por trás do design de um driver específico não determina se é a caixa é Line ou Point Source. Pense dessa forma: a tecnologia do driver (cone/cúpula, buzina, planar magnético) é responsável pela emissão sonora, enquanto a sua forma de propagação no espaço é definida pela construção da caixa ser uma fonte pontual ou linear.
Como funciona uma caixa Point Source
O som irradia do ponto de emissão em todas as direções, diminuindo sua pressão rapidamente à medida que avança, pois está se expandindo na vertical e na horizontal, como uma bolha de sabão que cresce até atingir os limites da sala.
Quando o som atinge o teto, ele reflete de volta e continua a se espalhar.
A mesma coisa também acontece no piso. Um carpete pode ajudar a atenuar o reflexo nas frequências mais altas (acima de 10Khz ou mais), mas ainda assim boa parte das ondas serão refletidas.
Esse reflexo também ocorre nas paredes atrás das caixas acústicas. Claro que neste caso há menos energia nas frequências mais altas, mas ainda há uma forte reflexão. De fato, se você ficasse atrás de um alto-falante tocando em um campo aberto, ainda assim ouviria muito som sem nenhum reflexo.
À medida que a onda sonora atinge os limites da sala é fácil concluir que todas essas reflexões acontecem simultaneamente. Isso entrega aos seus ouvidos muitas versões diferentes e atrasadas do sinal original, junto com o som direto que você gostaria de ouvir.
Como funciona uma caixa Line Source
Quando você tem uma fonte de linha (especialmente se for montada in-wall ou on-wall, eliminando o reflexo atrás do alto-falante), as coisas ficam muito mais simples.
Como nessas caixas há uma linha de drivers alta e estreita, o som irradia para fora como um cilindro em expansão, como se fosse uma linha no espaço perpendicular ao piso. Assim, o som se espalha amplamente pela sala de um lado para o outro, mas não verticalmente. Como a energia sonora é concentrada na direção dos ouvidos, ela é melhor aproveitada e a pressão sonora decai mais lentamente nessa direção em comparação com caixas Point Source. O SPL será mais uniforme em todo o espaço de audição. Pessoas sentadas perto dos alto-falantes ouvem praticamente o mesmo volume das distantes. Esse fato por si só abre o “sweet spot” ou ponto ideal de audição significativamente, já que você não precisa mais estar na linha central entre os alto-falantes para ouvi-los no mesmo volume.
O ponto ideal fica ainda maior porque há menos ondas refletidas confundindo os ouvidos. Note que todas as reflexões do teto e chão desaparecem em torno de 530 Hz para cima. Essa faixa de frequências inclui quase todas as informações que nosso cérebro usa para reconhecer um som espacial-imersivo.
Veja o comparativo entre as duas tecnologias:
Fonte: AG Pro Services